As funções de suporte técnico incluem pesquisa, diagnóstico e identificação de soluções. Os técnicos de suporte seguem os procedimentos padrão para o encaminhamento adequado de problemas não resolvidos para as equipes apropriadas. O objetivo é resolver as demandas dos clientes da maneira rápida e eficaz.
O suporte técnico pode ser realizado através de diversos canais, como telefone, e-mail, chat, chamadas de vídeo e tutoriais, dependendo do nível de suporte (N1, N2 e N3).
Estruturar o suporte de TI em diferentes níveis traz benefícios e vantagens como:
- Atender estrategicamente as necessidades do cliente
- Criar uma experiência positiva para o cliente
- Resolver rapidamente problemas pequenos ou fáceis de gerenciar
- Estabelecer uma linha do tempo e protocolos para problemas mais difíceis de resolver
- Aumentar a satisfação dos funcionários
- Melhorar o treinamento, a mobilidade e a retenção dos funcionários
- Obtenção de feedback e sugestões para o desenvolvimento de produtos
Suporte N1
- Função: Resolução básica de help desk e entrega de service desk.
- Metodologia: Suporte para problemas básicos do cliente, como solução de problemas de uso e solicitações de service desk que precisam do envolvimento de TI. Se nenhuma solução estiver disponível, a equipe de nível 1 escala os incidentes para um nível superior.
- Profissionais: Analistas de nível básico, treinados para solucionar problemas conhecidos e atender solicitações de serviços seguindo scripts.
Suporte N2
- Função: Suporte técnico aprofundado
- Metodologia: Suporte para problemas que não conseguiram ser tratados pela equipe de nível 1. Se nenhuma solução estiver disponível, o suporte de nível 2 escalará o incidente para o nível 3.
- Profissionais: Analista de suporte com profundo conhecimento do produto ou serviço, mas não necessariamente os engenheiros ou programadores que projetaram e criaram o produto/serviço.
Suporte N3
- Função: Suporte especializado em produtos e serviços
- Metodologia: Acesso aos mais altos recursos técnicos disponíveis para resolução de problemas ou criação de novos recursos. Os analistas de nível 3 tentam duplicar os problemas e definir as causas-raiz, usando designs, códigos ou especificações de produtos. Novas correções são documentadas para uso pelas equipes de nível 1 e nível 2.
- Profissionais: Os Analistas de nível 3 geralmente são os especialistas mais qualificados e podem incluir os criadores, arquitetos ou engenheiros que criaram o produto ou serviço.
Nossa equipe é composta por profissionais N1, N2 e N3. Isso permite que você obtenha suporte especializado desde os primeiros minutos da criação de sua solicitação.